Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Gestão clínica é o caminho para vencer a fragmentação da assistência”

    GONZALO VECINA

    Fonte: Saúde Bunisses Publicado em 07 de Novembro de 2014 às 11h38

    Conhecimento e protocolos para gestão de doenças são pontos de investimento do Sírio Libanês para melhor equacionar o custo versus a qualidade

    Gestão clínica é o caminho para vencer a fragmentação da assistência

    Tecnologia será sempre parte da solução e do problema. A frase proferida pelo superintendente do Sírio Libanês, Gonzalo Vecina, evidencia a equação qualidade versus custo que as empresas de saúde têm de enfrentar. Segundo ele, a tecnologia vai sempre seguir a sina de aumentar a eficiência de processos com a contrapartida do aumento dos custos. A tecnologia para tratar não vai ser a de baixo custo, disse Vecina durante *1º Fórum Internacional AITE - empresa do Grupo Benner em Santiago, no Chile.

    Para ultrapassar essa dificuldade, o superintendente aposta no conhecimento e nos protocolos para gestão de doenças. Diante de um setor em que o modelo de cuidados está amplamente fragmentado, calcado em um processo de medicalização e excesso de exames, o Hospital Sírio Libanês (SP), assim como muitos outros, têm investido em instrumentos que promovam a gestão clínica.

    Para obter resultados por meio de sistemas e processos com foco na gestão clínica, Vecina lembra ser fundamental manter o paciente no centro do atendimento aspecto este ainda pouco praticado de fato pela maioria dos hospitais brasileiros.

    A criação de times de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, com algum grau de generalistas, para entender e atender as necessidades dos pacientes seria ponto central para esta conquista.

    Para Vecina, sem dúvida o custo mais importante da saúde é com os profissionais. Neste contexto ele valorizou as ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar na retenção e atração de talentos. Para que o hospital conquiste o médico como um parceiro, é preciso também desenvolver competências gerenciais; compliance na questão farmacêutica; gerenciamento de risco; sistemas de auditoria (internos e externos), já que a acreditação é de vital valor para os hospitais, afirmou.

    *1º Fórum Internacional da AITE, empresa especializada em serviços e soluções para a gestão de operadoras de saúde suplementar, reuniu 50 participantes, dirigentes e gestores do setor. Também ministraram palestras o doutor Stephen Stefani, sobre Os rumos da Medicina e da Gestão em Saúde; e Guilherme Hummel, consultor e especialista em tecnologias da informação e comunicação aplicadas à saúde, que falou sobre o tema eHealth: Presente e Futuro. O evento aconteceu no último dia 31 de outubro, no Hotel The Ritz Carlton, na capital chilena.

    • Publicações3214
    • Seguidores250838
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-clinica-e-o-caminho-para-vencer-a-fragmentacao-da-assistencia/150705534

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)