Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OMS lança metas para reduzir mortes

    28 de maio de 2013

    Por Assis Moreira | De Genébra

    Os 194 países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) adotaram ontem um plano de ação com nove metas para lutar contra câncer, diabetes, doença do coração e problemas respiratórios que terá impacto sobre o setor industrial.

    Os países estabeleceram metas para reduzir em 30% o consumo diário de sal até 2025, cortar as taxas de uso de tabaco em 30%, reduzir em pelo menos 10% o consumo abusivo de álcool, além de propor programas para reduzir o sedentarismo e frear a alta de diabetes e obesidade. Outras metas propõem a redução de 25% na prevalência de pressão alta e para que pelo menos 50% das pessoas recebam terapias e aconselhamento para controlar a glicemia e prevenir ataques do coração.

    Com isso, a OMS espera reduzir em 25% até 2025 as mortes prematuras causadas por doenças não transmissíveis. Elas são responsáveis por mais de 60% das mortes no mundo, ou seja, 36 milhões num total de 57 milhões. O número quase dobrará até 2030 se nada for feito. Os principais fatores de risco são tabagismo, má alimentação, inatividade e uso excessivo de álcool. Causam custos econômicos de alguns trilhões de dólares por ano em perdas de produtividade e tratamento médico.

    Entre as opções recomendas pela OMS estão políticas para reduzir o marketing de alimentos para crianças e eliminar parcialmente óleos vegetais hidrogenados (que os tornam mais saturados) na oferta alimentar.

    Segundo negociadores brasileiros, o Brasil já tem metas iguais ou mais avançadas no seu programa estratégico 2011-2022 para enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis. Já outras fontes acham que o Brasil, como vários outros países, vão ter de realmente implementar regulamentações para fazer as indústrias de alimentos e bebidas se adaptarem às novas exigências, ainda que o plano global seja voluntário.

    As metas são resultado de negociações que vêm já de um bom tempo e que em 2011 estiveram na agenda da assembleia anual da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater doenças consideradas ameaça para as economias de vários países.

    O plano traz em um anexo 25 indicadores que foram negociados pelos governos para medir cada uma das metas. A partir de agora, os governos vão ter de fazer relatórios para a OMS para mostrar o avanço das medidas nacionais.

    Para a OMS, o consumo de frutas e legumes deveria ser de pelo menos 400 gramas por dia por pessoa, para prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Outra recomendação é de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Os países são aconselhados a também tornar acessíveis cada vez mais técnicas e medicamentos essenciais para combater as doenças.

    Fonte: Valor Econômico

    • Publicações3214
    • Seguidores250839
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oms-lanca-metas-para-reduzir-mortes/100536636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)